sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Eletrônicos duram 10 anos, livros duram 5 séculos"Umberto Eco "


Muito tem se falado no fim do livro impresso,que os livros estariam com os dias contados.
Os e-readers (leitor de livros digitais)seriam os responsáveis pela morte do livro em papel.Isto lembra aquela historia do surgimento da Televisão na década de 50 acabariam com os cinemas.
O custo inicial de um e-book é de R$ 1 mil reais,no Brasil sabemos que o índice de leitores é o mais baixo do mundo (3,9 livros lidos por habitantes) sem falar que uma parte dos livros quem compra é o governo para distribuir,não fosse isso,o índice cairia para 1,7 por pessoa.
Que vantagem nos trariam esta nova maneira de leitura? Agilidade, preços acessíveis ?
Pois isto já temos com o livro em papel,o livro é real,ele é portátil,democrático ,acessível no preço e companheiro em qualquer lugar.
Enquanto houver livrarias ,temos que cada vez mais incentivar a leitura ,por que o livro eletrônico aqui no Brasil é um mito,fora da realidade do poder aquisitivo.
No Brasil, contando o frete e as taxas de importação, o aparelho da Amazon é vendido por US$ 410 -um dos mais caros do mundo.
Outra questão é a pirataria,como o autor receberia direitos autorais?
Basta olhar o que aconteceu com a entrada do Cd no mercado,a morte do disco de vinil, que era uma obra de arte,as capas os encartes,e bem conservados tem sua duração mais de 100 anos ,hoje volta ao mercado aos poucos e com um preço proibitivo.Varias campanhas tem se feito contra a pirataria do Cd.
Os artistas agente sabe que hoje vivem de shows, porque pirataria não paga direitos autorais.
Quantas loja que vendia CDs encerraram suas atividades.
È o que vai acontecer com as livrarias,será usado o mesmo modo de carregar créditos em celulares,você chega até mesmo em uma farmácia,supermercados,bares e pede para baixar um e-books,e ai chega ao fim as livrarias,infelizmente é a realidade.

2 comentários:

  1. Pois é...eu tenho um e-book Reader, fabricado na China ( o iPad da Apple também é!), e é muito bom. Claro que não dispenso nenhum dos meus amados livros, mas é cansativo por conta do peso se carregar na mochila ou levar na mão...então uso o meu Ekem M001 para ler no ônibus ou metrô....e esse brinquedinho tem até rede wireless para acessar a Internet ou qualquer rede de escritório.

    Sempre que posso compro um livro, mas ler no ônibus com o meu e-book também é bom (às vezes me acompanha no trono, rs).

    ResponderExcluir
  2. A despeito de entendimentos em contrário, gosto do livro papel, do cheiro do livro usado, daquelas páginas amareladas nas bordas. Além, evidentemente, de desfrutar da companhia dos amigos livreiros, nas belas manhãs ensolaradas de um sábado primaveril. Abraços, Cilomar.

    ResponderExcluir